COGUMELOS SILVESTRES: NÃO ARRISQUE!

A associação micológica EcoFungos alerta que "o consumo de cogumelos silvestres pode provocar a morte, ou consequências futuras de insuficiência renal ou hepática. Pode provocar gastroenterites graves e desidratações igualmente graves. Não arrisque!”. A associação dava assim um esclarecimento sobre a ingestão de cogumelos silvestres tóxicos.

Este esclarecimento surge após a recente morte de três elementos de uma família de Vila Real, os pais e um filho de 42 anos por ingestão de cogumelos do género amanita-phalloides (na imagem). O amanita-phalloides é uma espécie muito venenosa e normalmente fatal. Trata-se de um dos cogumelos que mais confunde quem os apanha porque possui cores muito comuns a outros fungos comestíveis. Este fungo venenoso possui um chapéu côncavo, de cor amarelado esverdeado, possui lâminas por baixo e tem um pé rectilíneo e direito e uma base redonda e grossa. 

Se gosta de apanhar cogumelos silvestres, abundantes nesta altura do ano em Portugal, mas não tem cem por cento de certeza de identificar a espécie que pretende consumir, não arrisque!

Consulte a lista de cogumelos mortais clicando aqui, na Wikipédia.
1 comentário

Postagens mais visitadas