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SALA DE CONSULTA # 5: Caso de sucesso

Hoje vou falar-vos da Maria, mais um caso de sucesso na perda de peso e um exemplo a seguir. Ela tem 41 anos e veio pela primeira vez à consulta no final do mês de fevereiro deste ano. Pesava 90,6 kg, cansava-se facilmente e não se sentia bem consigo própria. A tensão arterial estava alta o que não admira devido ao excesso de gordura na região abdominal. Quando lhe perguntei qual o seu objectivo de peso, respondeu 75 kg. Hoje passados sete meses o seu objectivo foi ultrapassado, perdeu 16 kg no total esperando chegar aos 69 kg, objectivo de peso dado pela balança de acordo com a sua composição corporal. Ela sabe agora que é fácil chegar lá pois não faz sacrifícios e ainda não parou de perder peso desde fevereiro. A tensão arterial baixou para valores normais pois a Maria perdeu, só na zona do tronco, nove quilos de gordura.

Mas o que mudou a Maria na sua alimentação? Deixou de comer cereais e passou a comer um pão uma vez por dia ao pequeno-almoço. Apostou na sopa (alimento a que não passava cartão) ao almoço e ao jantar, diminuiu o tamanho do prato (por sua iniciativa) e trocou as proporções do arroz e da batata com as das saladas e legumes. Substituiu o "sumo" pela água e nem precisou de andar a pé pois o seu trabalho é fisicamente activo e tem ajudado. A Maria sente-se outra mulher e está de parabéns. Eu, como nutricionista, não posso deixar de me sentir feliz por ter conseguido passar-lhe a mensagem.
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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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2 dentes de alho
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…