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MULHERES MADURAS:Cortar nos doces à sobremesa é a medida mais eficaz para emagrecer

À medida em que os anos passam torna-se mais difícil perder peso. A tarefa pode ser árdua principalmente para as mulheres depois da menopausa. Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, divulgado no jornal Dailly Mail, que acompanhou 500 mulheres durante períodos que íam desde os seis meses até quatro anos, concluiu que cortar a sobremesa é uma das ações mais eficazes para manter o peso certo a longo prazo.

Mulheres que faziam dieta há seis meses perderam peso cortando nas sobremesas doces, nos fritos, nas bebidas açucaradas e reduzindo as refeições feitas em restaurantes. No entanto, após quatro anos, o simples fato de não comer a sobremesa continuou a significar perda ou manutenção do peso, mesmo quando se retomaram outros hábitos.
O estudo teve em conta que as pessoas não deixam de comer guloseimas ou pratos calóricos para sempre e, por isso, reforça que o consumo de dieta equilibrada é o melhor caminho para estabelecer um corpo saudável a longo prazo. A médica que conduziu a investigação, Bethany Barone Gibbs, aponta que uma alimentação rica em frutas, vegetais e com consumo reduzido de carnes, queijos e alimentos gordurosos, também aparecem como ideais para as mulheres nesta faixa etária interessadas em emagrecer.
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…