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Correr todos os dias tirou-me o apetite

Mais uma achega ao post anterior. O que vou dizer não é nada científico nem corresponde à conclusão de nenhum estudo, mas aconteceu comigo. Correr todos os dias tirou-me o apetite. Eu explico: nestas férias consegui disciplinar-me a ponto de correr todos os dias meia hora ao final da tarde. Parece pouco tempo, mas, acreditem, foi mais do que suficiente para me fazer sentir muito bem. Verifiquei, ao fim do segundo ou terceiro dia, que o apetite que sentia à tarde por comer pão (pão esse que saía quentinho na padaria que ficava no caminho da praia para casa) foi trocado pela vontade de comer fruta como uvas, pêssegos ou melões. Senti que perdi interesse pelos hidratos de carbono que facilmente nos engordam, como os das batatas, do arroz e do pão (não falo em bolachas, nem em cereais de pequeno-almoço porque nesses não lhes toco, já que engordam desmesuradamente). Ao jantar, ficava bem só com sopa, salada, peixe, ou carne ou ovos e fruta à sobremesa. E perdi peso, perdi gordura na barriga. Estou contente comigo própria e resolvi partilhar este meu sentimento porque recebo muitas mensagens de leitoras e leitores que querem mudar os seus hábitos sedentários e que necessitam para isso de um incentivo. Quer mesmo emagrecer? Então corra 20 a 30 minutos por dia e comece a ver o resultado logo ao fim de uma semana. Partilhe o resultado connosco. Veja como deve começar na página "Exercício Físico" deste blogue.
   
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…