SALA DE CONSULTA # 1:Engenheiros Informáticos

Esta semana tive várias pessoas que vieram pela primeira vez à consulta de obesidade. Até aqui nada de novo porque é o meu dia-a-dia. Uma das perguntas que faço no questionário inicial refere-se à profissão e, por coincidência,  esta semana vieram três Engenheiros Informáticos. As características comuns aos seus estilos de vida e que sabemos não se limitam à sua profissão, é o facto de estarem o dia todo sentados e fazerem apenas três refeições por dia: o pequeno-almoço, o almoço e o jantar. Como sabem, este sistema de refeições favorece o aumento de peso porque se fazem inevitavelmente refeições mais volumosas e porque estar várias horas sem ingerir nada reduz o metabolismo para modo de "poupança de energia". Outra característica comum aos três engenheiros era a falta de tempo para praticarem exercício físico devido, segundo eles, à irregularidade nas horas de saída do trabalho.

Esta, tal como tantas outras profissões em que se passa a maior parte do tempo sentado, é uma profissão de risco de obesidade e de doenças cardiovasculares. De facto, estar demasiado tempo sentado, desencadeia uma série de problemas metabólicos no corpo humano sendo o coração, o maior prejudicado.

Pessoas com profissões sedentárias devem controlar o peso regularmente, cuidar da alimentação com rigor e praticar exercício físico. Se estiverem a ganhar peso, procurem a ajuda de um profissional. Não vale a pena correr riscos.

Comentários

Anônimo disse…
Dra.Ana, boa noite!
Sou Ana Maria. Moro no Rio de Janeiro, Brasil.
Conheci o seu blog quando fazia uma pesquisa no Google sobre gordura no fígado.
Gostei de tudo que vi aqui. Achei ótima a sua iniciativa, pois o blog traz aos seus visitantes informações muito valiosas.
Estou com sobrepeso e tenho grande dificuldade para emagrecer. Sigo uma dieta de 1400 cal ao dia, mas sinto muita necessidade de doces, sobretudo à noite, tento controlar ao máximo essa situação, mas há noites em que me levanto para comer e sequer tenho lembrança disso na manhã seguinte.
Fiz um exame de sangue recentemente e uma das enzimas do fígado estava muito alta. A cardiologista me explicou que eu tinha gordura no fígado e isso foi só. Ultimamente tenho sentido dores na região dele, daí a razão da minha pesquisa. O que li sobre isso aqui em seu blog foi muito esclarecedor para mim. Será que devo procurar um especialista ou apenas as suas recomendações são suficientes.
Feliz semana. Abraços.
Ana Maria
Ana Carvalhas disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Carvalhas disse…
Olá, Ana Maria!
A recomendação de reduzir a ingestão de doces é muito importante para diminuir a gordura do fígado e também, obviamente, para emagrecer. Poderá conseguir sozinha desabituar-se de comer doces se não os tiver em casa.

Tente fazer uma alimentação equilibrada para que não haja carências de nenhum nutriente e tente dormir bem. As noites mal dormidas podem estar na origem da sua compulsão por doces. Se for preciso consulte um especialista do sono.

Bem-haja pelas suas palavras. Boa semana também para si!
Ana