SALA DE CONSULTA # 1:Engenheiros Informáticos

Esta semana tive várias pessoas que vieram pela primeira vez à consulta de obesidade. Até aqui nada de novo porque é o meu dia-a-dia. Uma das perguntas que faço no questionário inicial refere-se à profissão e, por coincidência,  esta semana vieram três Engenheiros Informáticos. As características comuns aos seus estilos de vida e que sabemos não se limitam à sua profissão, é o facto de estarem o dia todo sentados e fazerem apenas três refeições por dia: o pequeno-almoço, o almoço e o jantar. Como sabem, este sistema de refeições favorece o aumento de peso porque se fazem inevitavelmente refeições mais volumosas e porque estar várias horas sem ingerir nada reduz o metabolismo para modo de "poupança de energia". Outra característica comum aos três engenheiros era a falta de tempo para praticarem exercício físico devido, segundo eles, à irregularidade nas horas de saída do trabalho.

Esta, tal como tantas outras profissões em que se passa a maior parte do tempo sentado, é uma profissão de risco de obesidade e de doenças cardiovasculares. De facto, estar demasiado tempo sentado, desencadeia uma série de problemas metabólicos no corpo humano sendo o coração, o maior prejudicado.

Pessoas com profissões sedentárias devem controlar o peso regularmente, cuidar da alimentação com rigor e praticar exercício físico. Se estiverem a ganhar peso, procurem a ajuda de um profissional. Não vale a pena correr riscos.
3 comentários

Postagens mais visitadas