Queijo italiano Grana Padano tem efeito benéfico sobre a pressão arterial

Bastam 30 gramas de Grana Padano para reduzir a pressão arterial, em média, cerca de 8 milímetros de mercúrio. O estudo que sustenta esta afirmação foi apresentado na Reunião Europeia de Hipertensão 2012, na Grã-Bretanha. As moléculas responsáveis por este efeito parecem ser dois tripeptideos contidos em quantidades maiores no queijo Grana Padano de 9 a12 meses de cura. A sua acção é semelhante à de alguns medicamentos anti-hipertensivos.

Os autores do estudo selecionaram 29 indivíduos que não tomam medicamentos anti-hipertensivos, e deram-lhes 30 g de Grana Padano durante dois meses sem que tivesse sido alterada a ingestão calórica total. Após o tratamento não houve alterações no índice de massa corporal nem nos valores de colesterol total, HDL-colesterol, triglicerideos, glicemia, sódio e potássio.
Os autores lembram que o queijo Grana Padano é um alimento muito completo, porque é rico em proteínas (100 gramas de queijo contém as mesmas proteínas presentes em 160 gramas de carne), calcio (100 gramas de queijo fornecem 1200 mg deste micronutriente, a dose diária recomendada), vitamina B12 (50 gramas de queijo contêm 75% da ingestão diária recomendada) e colesterol baixo (50 gramas contèm apenas 45 miligramas de colesterol).  

Não resisti em partilhar esta notícia com os leitores porque sou fã número um da cozinha italiana e porque uso este queijo frequentemente nas refeições lá de casa. A notícia soube-me bem.
 
Fonte
Postar um comentário

Postagens mais visitadas