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DIMINUIR A BARRIGA INCHADA

Uma seguidora do blogue pergunta o que deve fazer para dimuir a barriga inchada. Sendo uma queixa frequente nas minhas consultas, resolvi partilhar a resposta com todos os que nos visitam:

A sensação de barriga inchada causa grande desconforto e por vezes até dor. O problema pode ter diversas origens, mas pode sempre ser melhorado com alguns cuidados alimentares:
        •  Para evitar o inchaço da barriga, deverá reduzir o consumo de determinados alimentos que estão associados à produção de gases: leite, queijo, iogurtes, feijão, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, soja, castanhas, amendoim, batata-doce, repolho, couve-flor, banana, bolos e doces
        • Evite consumir comida muito gorda, pois a gordura dificulta a digestão.
        • Evite comer grandes quantidades de comida
        • Mastigue devagar porque comer rápido faz engolir mais ar, que contribui para a formação de gases 
        • Evite bebidas com gás, açúcar e álcool
        • Acompanhe as refeições principais com chá ou infusões. As bebidas quentes facilitam a digestão e ajudam a comer devagar
        • Durante alguns dias experimente comer apenas alimentos leves que não incham a barriga: caldo de legumes sem batata, peixe, carnes magras de frango, coelho e peru e outros alimentos fáceis de digerir. Pode comer alguns vegetais e frutas com poder diurético (melancia, pêssego, pepino, beringela, entre outras), pois evitam a retenção de líquidos
        • Faça exercício físico e beba cerca de 1,5 L de água sob a forma de infusões sem açúcar. As infusões, nalgumas pessoas, são mais diuréticas do que a água.  
2 comentários

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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…