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Descoberto o modo como os morangos protegem contra as doenças cardiovasculares e diabetes

Cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriram que os morangos ativam uma proteína no organismo que aumenta o efeito protetor dos antioxidantes sobre a saúde cardiovascular. O estudo revela que a proteína Nrf2 atua reduzindo os níveis de lipídios e de colesterol "mau" no sangue, diminuindo o risco de doenças cardíacas e diabetes. Esta é a primeira vez que é provado cientificamente que os extratos de morango estimulam proteínas que oferecem proteção contra doenças em seres humanos. "Descobrimos a ciência que está por trás do modo como os morangos aumentam as nossas defesas inatas para manter células, órgãos e vasos sanguíneos saudáveis e que podem reduzir o risco de desenvolver problemas cardiovasculares e diabetes", afirma o líder da pesquisa Paul Thornalley da Warwick Medical School. A equipa planeia agora usar técnicas de modelagem matemática e triagem para aprofundar o estudo e identificar as melhores variedades de morangos, o modo como eles são servidos ou processados e as quantidades que devem ser consumidos para tirar o melhor benefício para a saúde.

Fonte: http://www.isaude.net
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…