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CASOS DE SUCESSO #1

O senhor António (nome fictício) é um homem de 36 anos que frequenta a minha consulta desde Abril e que perdeu, até hoje, 15 kg. Foi enviado à consulta pelo seu médico de família por apresentar obesidade mórbida (IMC = 43,8 kg/m2) com hipertensão arterial associada. Cansava-se facilmente a subir escadas e até apertar os sapatos era complicado para o senhor António. 

Dei-lhe uma lista de alimentos a evitar, que são os que têm mais gordura e açúcar e que têm índice glicémico elevado, isto é, alimentos normalmente produzidos com farinhas refinadas que rapidamente se transformam, depois de digeridos, em glicose. Corrigi-lhe os erros alimentares e organizei um plano alimentar de baixo índice glicémico ajustado ao seu horário de trabalho. Prometeu-me que caminharia todos os dias 60 minutos como parte do seu tratamento. Um mês depois, na segunda consulta, tinha menos sete quilos e hoje, quando passaram mais oito semanas, apareceu-me com menos oito quilos. A tensão arterial diminuiu para valores considerados normais e o IMC baixou para 38,7 kg/m2. O senhor António já não tem obesidade mórbida e, apesar de ainda ser obeso,  sente que readquiriu alguma qualidade de vida. Regressa à consulta em Setembro e levou como objectivo diminuir o seu peso de cinco quilos. Obter esse resultado será a sua maior motivação.

O senhor António passou a alimentar-se de forma equilibrada e saudável e já sabe que deverá comer sempre assim  ao longo de toda a sua vida. Irá perder peso até o organismo estar em equilíbrio energético entre o que ingere e o que gasta nas suas actividades. Nessa altura terá atingido o seu peso ideal, que deverá manter.

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Leite sem lactose não é para diabéticos

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…