Pular para o conteúdo principal

Geneticista americano descobre que é diabético depois de sequenciar o seu genoma

O Doutor Michael Snyder (na imagem), professor e director do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, acaba de publicar na revista Cell um estudo no qual revela a descoberta da diabetes tipo 2 em si próprio depois de ter analisado o seu genoma. Essa análise foi completada por uma série de outras análises de sangue, que analisaram ao longo de meses o RNA, proteínas, metabolitos e autoanticorpos. Se o seu genoma revelava um risco elevado de diabetes tipo 2, um dado que o surpreendeu pois não havia história de diabetes na família, não tinha excesso de peso e praticava exercício físico, as análises complementares revelaram o desenvolvimento da doença. O facto de esta ter sido detectada numa fase inicial permitiu a sua reversão, por meio de alimentação cuidada (deixou, por exemplo, de comer sobremesas doces!) e da duplicação do exercício físico (corrida e bicicleta). Os níveis de glicose voltaram ao normal em meia dúzia de meses.

Esta história clínica, em que o paciente é o próprio cientista (ou melhor, o líder da equipa de cientistas) é, para alguns, um marco no aparecimento da medicina personalizada. A bateria de exames a que foi sujeito, além da sequenciação do genoma, é nos dias de hoje muito cara, mas o certo é que esses custos vão baixar consideravelmente, permitindo que o diagnóstico e tratamento atempados fiquem ao alcance de mais gente.

Fonte
The New York Times 2/6/2012
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…