Cálculo das calorias necessárias para um dia

 O Gabinete de Aptidão Física (GAF) do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, em Coimbra, com quem colaboro há uns anos, disponibilizou recentemente, no site da Escola, uma ferramenta que permite calcular quantas calorias gastamos por dia. Primeiro calcula-se a Taxa Metabólica Basal (TMB) que é o número total de quilocalorias necessárias para manter o nosso corpo a funcionar em repouso, excluindo, portanto, todas as atividades físicas. Para isso, depois de escolhido o género (feminino ou masculino), bastará colocar  a idade, a estatura e o peso. Depois de sabermos quantas calorias gastamos no metabolismo basal colocamos um "X" no quadradinho correspondente à nossa actividade física para que a TMB seja multiplicada pelo Factor de Actividade Física. E já está!

Esta ferramenta permite-nos saber quantas calorias necessitamos por dia e adequar melhor a nossa alimentação aos nossos objectivos. Quem quer emagrecer deverá ingerir menos calorias do que as que gasta, nunca esquecendo as regras de uma alimentação completa e equilibrada.

Aproveito para felicitar todos os membros do GAF da Escola Martim de Freitas, em particular o Professor Miguel Santos, pelo seu trabalho incansável, ao longo dos últimos cinco anos, na luta contra a obesidade infantil e juvenil. O resultado desse trabalho está hoje à vista, podendo a Escola Martim de Freitas orgulhar-se de manter uma tendência de diminuição da obesidade infantil e juvenil que é inversa do que está a acontecer a nível nacional. Os relatórios das avaliações antropométricas e da aptidão física dos alunos podem ser consultados na página do GAF.
Os Professores de Educação Física são parceiros indispensáveis na luta contra a obesidade.

Entre aqui e saiba já quantas calorias gasta por dia.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas