AS PROPRIEDADES MEDICINAIS DO GENGIBRE

Com sabor picante e fresco, o gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.

Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. As suas propriedades terapêuticas são resultado da acção de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse e constipações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e prevenir o cancro de intestino e ovário. A propósito do seu efeito contra o cancro, num estudo publicado em 2010 no Agricultural and Food Chemistry, provou-se em laboratório, que extracto de gengibre teve acção contra células cancerígenas do pulmão e do cólon. Pensa-se que esta acção está relacionada com o seu efeito anti-inflamatório. 

Desde a Antiguidade, o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. 
No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens apartir de óleo de gengibre. São tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações.

Fontes:
Wikipedia
Cancer, USA Today Health Guide

1 comentário

Postagens mais visitadas