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Identificados dois novos genes envolvidos na obesidade infantil

Um estudo publicado na revista Nature Genetics identificou dois novos genes envolvidos diretamente no risco de obesidade infantil. De acordo com a investigação, desenvolvida por um consórcio internacional denominado Early Growth Genetics (EGG), os dois genes foram identificados nos cromossomas 13 e 17 e actuam nos intestinos, mas até agora não tinham sido relacionados com a obesidade. "Este é o maior estudo do genoma da obesidade infantil comum já feito" , diz Struan Grant, coordenador do estudo e director do Centro de Genómica Aplicada do Hospital Infantil de Filadélfia, nos Estados Unidos. "Estudos anteriores preocuparam-se com as formas mais extremas de obesidade, principalmente com aquelas relacionadas com síndromes de doenças raras. A nossa investigação identificou e caracterizou uma predisposição genética para a obesidade infantil comum".


Os cientistas analisaram 14 estudos dedicados ao ADN de 5530 crianças obesas em comparação com o ADN de 8300 não obesas. Observaram uma variação nos genes OLFM4, situado no cromossoma 13, e HOXB5, no cromossoma 17, que até agora não tinham sido relacionados com a obesidade. Segundo o estudo, o gene OLFM4 relaciona-se com as bactérias que habitam no intestino e que estarão envolvidas no aumento de peso e obesidade. 
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…