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CORRER: A melhor terapia contra a depressão

Correr três vezes por semana é uma terapia tão eficaz, para enfrentar a depressão moderada, quanto os antidepressivos. Uma equipa da Universidade Southwestern, nos Estados Unidos, demonstrou que a prática de exercícios aeróbicos durante 30 minutos, três vezes por semana, diminui para metade os sintomas de uma depressão moderada. Esta descoberta é especialmente importante para os 150 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem deste mal. Apenas 23% dos afectados fazem tratamento para a doença e só 10% é alvo da terapia adequada.

A pesquisa observou, durante três anos, 80 pessoas, com idades entre os 20 e os 45 anos, com sintomas moderados de depressão. Os participantes foram divididos em quatro grupos que realizaram exercícios de diferentes intensidades.

Os indivíduos que praticaram exercícios aeróbicos moderados ou intensos, cerca de 30 minutos, durante três a cinco dias por semana, experimentaram uma redução de 47% dos seus sintomas depressivos após doze semanas.

Nos participantes que realizaram atividade física de menor intensidade três dias na semana, os sintomas de depressão diminuíram cerca de 30% e nos que realizaram apenas exercícios de flexibilidade durante 15-20 minutos, a percentagem foi de 29%.

Os resultados conseguidos com o exercício físico são comparáveis aos resultados obtidos com medicamentos antidepressivos, explicam os investigadores.
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