Pular para o conteúdo principal

Consumir refrigerantes faz aumentar o risco de acidente vascular cerebral


De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de refrigerantes açucarados e com baixas calorias aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC). Por outro lado, o consumo de café ou descafeinado está associado a um menor risco. Estudos anteriores já tinham avaliado o efeito do consumo das bebidas açucaradas no aumento do peso corporal, da pressão arterial, do colesterol elevado, da gota e na doença arterial coronária. “Os refrigerantes continuam a ser a maior fonte de açúcar na dieta", revelou em comunicado de imprensa, o autor do estudo, Adam Bernstein. “O que estamos a começar a perceber é que a ingestão regular deste tipo de bebidas despoleta uma reação em cadeia que potencialmente conduz a muitas doenças, entre elas o acidente vascular cerebral”. Para o estudo, os investigadores do Cleveland Clinic's Wellness Institute e da Harvard University, nos EUA, contaram com a participação de 43 371 homens e 84 085 mulheres, para analisarem o efeito do consumo de refrigerantes. Ao longo dos 28 anos do período de acompanhamento ocorreram 2 938 e 1 416 AVC nas mulheres e nos homens, respetivamente. O açúcar presente nos refrigerantes açucarados pode conduzir a um rápido aumento da glicose e da insulina no sangue, que, ao longo do tempo, pode levar a intolerância à glicose, resistência à insulinae inflamação. Estas alterações fisiológicas podem influenciar a aterosclerose e a trombose, que são fatores de risco do AVC isquémico. Por outro lado, o café contém ácidos clorogénicos, lignanos e magnésio, que actuam como antioxidantes e podem reduzir o risco de AVC. Os investigadores verificaram que, em comparação com a ingestão de uma porção de refrigerante açucarado, uma porção de descafeinado está associado com um risco 10% menor de AVC. Adicionalmente, o estudo também apurou que os indivíduos que consumiam mais de uma porção de refrigerante açucarado, por dia, apresentavam pressão arterial e colesterol mais levados e baixas taxas de atividade física. Os participantes que bebiam mais frequentemente este tipo de bebidas também consumiam mais carne vermelha e produtos ricos em gordura. Os homens e as mulheres que bebiam refrigerantes com baixo teor calórico apresentavam uma maior incidência de doenças crónicas e um maior índice de massa corporal. Assim, de acordo com estes resultados, os autores do estudo aconselham a substituir o consumo de refrigerantes por outro tipo de bebidas mais saudáveis. Não há nada como beber água!

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…