Pular para o conteúdo principal

FACTOS SOBRE EMAGRECER

De acordo com a minha experiência, a Primavera é a melhor época do ano para emagrecer. É nesta altura que as nossas consultas de nutrição têm maior procura e é também por isso que hoje deixo aqui alguns conceitos que certamente interessam a quem pretende perder alguns quilos:
  • Para perder meio quilo de gordura por semana devem ingerir-se menos 500 calorias por dia. Consegue-se facilmente este objectivo se apostar mais na sopa. Coma um bom prato de sopa verde no início das duas principais refeições, o almoço e o jantar. Com esta medida consegue reduzir 250 calorias em cada refeição porque não come tanto do segundo prato que é normalmente o mais calórico.
  • Os hidratos de carbono e as proteínas fornecem cerca de quatro calorias por grama. As gorduras contêm mais do dobro: nove calorias por grama. Numa colher de chá de gordura cabem cerca de cinco gramas. Para conseguir reduzir a quantidade de gordura que consome, opte por modos de confecção mais simples com pouca ou nenhuma gordura, como cozidos ou grelhados.
  • Uma grama de álcool contém sete calorias e é metabolizado de um modo que favorece a acumulação de gordura no fígado, dando lugar à chamada "barriga de cerveja". Opte por beber apenas socialmente. Acompanhe o almoço e o jantar com água que é a bebida "zero calorias" mais saudável.
  • Um adulto gasta cerca de 100 calorias por cada quilómetro e meio que caminha. Para queimar as calorias contidas numa lata de refrigerante é preciso andar cerca de cinco quilómetros. Lembre-se que as bebidas açucaradas são o modo mais rápido de ingerir calorias. É que nem as mastiga!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…