É TEMPO DE EMAGRECER


A propósito de revistas semanais, como a "Sábado" e a "Visão" que costumam publicar artigos de capa sobre alimentação e saúde (é o caso das duas últimas que estão nas bancas), venho lamentar a retirada do mercado da revista "Focus", com a qual colaborei num artigo sobre alimentação e longevidade.  A revista baseava-se no modelo da revista alemã com o mesmo nome, também ela muito atenta a questões de alimentação e saúde.

Ainda antes de encerrar, a "Focus" publicou, depois das festas de Natal (n.º 638/2012), um excelente artigo de capa com o título - "É tempo de emagrecer"  - baseado na revista-mãe alemã, mas com contribuições de jornalistas e e nutricionistas portugueses. Transcrevo um extracto, com declarações de  um nutricionista alemão e de um nutricionista português. Vão ambos na mesma linha ao chamar a atenção para a dificuldade de um programa de emagrecimento e para o enorme esforço de vontade que ele exige. O ideal é ter uma ajuda próxima, um nutricionista e, se possível, um personal trainer. A nutrição e o exercício adequados para emagrecer são questões universais e com respostas também universais, apesar de algumas cambiantes locais:

"85% de todas as tentativas de emagrecer fracassam", diz Hans Hauner, do Centro de Medicina Nutricional da Universidade Técnica de Munique.

Todos os que já tentaram queimar os quilos a mais com exercício conhecem a sensação de estarem perante um tremendo obstáculo. Quem quiser mudar de estilo de vida, precisa de apoio. E quanto mais próximo e pessoal, melhor. Esse é um dos segredos do sucesso, tal como já foi demonstrado por vários estudos.

"Começar uma dieta para emagrecer não é só um desafio para o corpo, é também um exercício psicológico e acima de tudo emocional", explica à Focus o nutricionista Alexandre Fernandes.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas