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Crianças chegam a consumir perto de 5 kg de açúcar (escondido) por mês

Ainda a propósito do post anterior: As crianças são as principais vítimas do excesso de açúcar porque a quantidade de açúcar ingerida num "sumo", por exemplo,  tem um efeito mais tóxico no corpo de uma criança do que no de um adulto. Quando vou às escolas falar sobre a alimentação para a saúde, costumo mostrar um slide com a quantidade de açúcar escondido que uma criança pode chegar a ingerir num mês considerando apenas dois alimentos muito do seu agrado: os "sumos", duas vezes por dia  (partindo do princípio de que a criança só o bebe ao almoço e ao jantar), e os cereais de pequeno-almoço, também duas vezes por dia (ao pequeno-almoço e ao lanche):

  • 33cl de Ice-Tea ou Cola fornecem respectivamente 40 a 50 g açúcar : 2 vezes / dia = 80 a 100 g

  • 60g de cereais açucarados tipo chocapic fornecem cerca de 30 g de açúcar: 2 vezes/ dia= 60 g

Somando, obtemos o valor do açúcar que estes dois alimentos fornecem por dia: 100 g + 60 g= 160 g

Multiplicando por trinta dias obtemos a quantidade de açúcar por mês: 160 x 30 = 4800 g 

São quase 5 kg de açúcar. É muito açúcar para o organismo de uma criança!

Lembro que a Organização Mundial de Saúde recomenda que os açúcares simples adicionados aos alimentos não forneçam mais de 10% da energia diária necessária. Embora esta dependa, entre outros factores, da idade, do sexo e da actividade física, em geral os valores-limite variam entre 50 e 75 gramas. O primeiro valor refere-se a crianças e idosos e o segundo a adolescentes e adultos. As mulheres adultas deverão consumir menos de 60 gramas e os homens menos de 70.
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