Consumo de refrigerantes faz acumular gordura no fígado

Os efeitos negativos do consumo de refrigerantes comuns, com açúcar, vão além do ganho de peso e de gordura. Um estudo feito no Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca, concluiu que quem consome pelo menos um litro desse tipo de bebida todos os dias acumula maior quantidade de gordura em lugares perigosos, como no fígado, nos músculos e em órgãos localizados no abdómen. Consequentemente, corre maior risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas. O estudo foi publicado no The American Journal of Clinical Nutrition.

Os investigadores acompanharam 47 pessoas que beberam todos os dias, durante seis meses, um litro da bebida à sua escolha: água, leite, refrigerante normal ou refrigerante diet. Todos os participantes escolhidos eram obesos ou tinham sobrepeso, porque, segundo os investigadores, pessoas com esse perfil são mais sensíveis a mudanças na dieta.

Após os seis meses, os participantes que consumiram refrigerante normal foram os que mais acumularam gordura. Tinham 25% mais de gordura em torno dos órgãos e cerca de duas vezes mais gordura acumulada no fígado e nos músculos do que no início do estudo.

Estes resultados são preocupantes sabendo nós o modo como está generalizado o consumo de "sumos" nas famílias. Considero a recente subida do IVA para este tipo de bebidas uma verdadeira medida de saúde pública.

Fonte:
veja.abril.com.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas