Um minuto de exercício por dia da diabetes nos alivia

Um minuto de exercício físico por dia, três vezes por semana, pode prevenir a diabetes tipo 2. É o que indica um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology. Após seis semanas de atividade física altamente intensa, houve uma melhora de 28% na acção da insulina (hormona que atua no metabolismo dos açúcares).

Exercícios regulares ajudam a manter baixos os níveis de açúcar no sangue. “Os nossos músculos têm reservatórios de açúcar, que são usados durante os exercícios”, diz Niels Vollaard, coordenador do estudo. Segundo ele, para repor esse estoque depois dos exercícios, o músculo retira açúcar do sangue. Mas, em pessoas sedentárias, há uma menor necessidade muscular dessa reposição. “Isso pode levar a uma baixa sensibilidade à insulina, alto índices de açúcar no sangue e, eventualmente, à diabetes tipo 2”, diz.
 
Estudos anteriores já tinham demonstrado que exercícios intensos e de velocidade melhoravam a sensibilidade à insulina. “Queríamos descobrir, no entanto, se esse exercício poderia ser feito de maneira mais fácil e curta”, diz Vollaard. Assim, durante as etapas do estudo a resistência das bicicletas poderia ser facilmente aumentada pelos voluntários, fazendo com que eles se exercitassem em intensidades maiores. Com o aquecimento e arrefecimento necessários. O tempo de cada sessão durou 10 minutos.
“Estes treinos de velocidade intensa consomem tanto glicogénio em 20 segundos como exercícios moderados de uma hora”, diz o especialista. “Isto é completamente novo. Ninguém tinha descoberto um programa tão fácil e curto com tamanho benefício.”

O programa de exercícios, no entanto, não serve para emagrecimento, já que é muito curto para queimar as calorias suficientes.

Fonte: www.veja.abril.com.br
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