A NUTRICIONISTA NA COZINHA #5

LASANHA DE ATUM
Este é um dos pratos favoritos dos mais novos cá de casa. É de confecção relativamente fácil e é um prato económico. Para rentabilizar o seu tempo e o trabalho faça duas doses, uma para servir e a outra para congelar, utilizando-a num daqueles dias em que chega a casa em cima da hora da refeição, cansada e sem imaginação sobre o que cozinhar para a família. Dá sempre jeito ter uma refeição pronta no congelador...

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
 
1 cebola
3 tomates maduros
1 courgette
1 pacote de 250g de espinafres congelados
4 colheres de sopa de azeite virgem extra
sal q.b.
sumo de meio limão
meio copo de vinho (de preferência branco)
1 raminho de salsa
1 pacote de molho Béchamel "Parmalat"
1 pacote de lasanha fresca "Fattoria" ou outra similar
3 latas de atum em óleo "Bom Petisco" ou similar
Queijo Parmigiano Reggiano ralado

Pique a cebola para uma frigideira, adicione o azeite e deixe refogar ligeiramente até a cebola ficar transparente. Pele e parta os tomates em cubos pequenos e deite-os no refogado.Adicione um pouco de sal e deixe-os cozer ligeiramente. Adicione a courgette cortada em fatias finas e deixe cozer tudo cerca de cinco minutos. Escorra as três latas de atum e misture no refogado. Tempere com o sumo de limão, a salsa picada e o vinho branco. Deixe cozinhar durante cerca de dez minutos. Corrija o sal e, se gostar do sabor picante, pode adicionar uma malagueta ou um pouco de pimenta moída.
Desligue o disco certificando-se de que o atum tem molho suficiente. Este vai ser preciso para cozer a massa no forno. De seguida faremos as camadas do atum com a lasanha do seguinte modo:
No fundo da assadeira coloca-se um pouco do molho de atum e por cima a primeira camada de lasanha fresca que deve ser ajustada ao fundo (como a lasanha é fresca as folhas podem cortar-se, se necessário, com uma tesoura de cozinha). Cobre-se a lasanha com o atum e espalham-se umas folhas de espinafre ao longo desta camada.    
  Em seguida coloca-se o molho bechamel (como na imagem):
Repete-se o processo, uma camada de lasanha, outra de atum, espinafres e bechamel e assim sucessivamente até termos cerca de três a quatro camadas de lasanha. 
 
Na última camada de bechamel adiciona-se queijo italiano, "Parmigiano Reggiano" ralado que lhe dará um saboroso toque.  Vai ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de vinte e cinco minutos e... Está pronto! Pode servir.
 
 

Postar um comentário

Postagens mais visitadas