OBESIDADE: Novo fármaco poderá ajudar a perder 10% do peso num mês

Investigadores do Anderson Cancer Center, nos Estados Unidos, testaram com êxito um novo fármaco contra a obesidade: o adipotide. Em apenas quatro semanas de tratamento com adipotide, macacos obesos perderam 11% do peso corporal e diminuiram 27% da sua gordura abdominal.

Ao contrário de outros fármacos com a mesma finalidade, que cortam o apetite, aumentam o metabolismo ou impedem a absorção de gorduras da alimentação, o adipotide imita o mecanismo de acção de alguns dos tratamentos contra o cancro que cortam o fornecimento de sangue e oxigénio às células gordas. O fármaco une-se a uma proteína localizada na superfície dos vasos sanguíneos da gordura induzindo a morte celular. Depois disso, as células adiposas são reabsorvidas pelo organismo.

O tratamento revelou ainda que os macacos melhoraram sua resistência à insulina, sugerindo que o adipotide pode prevenir a diabetes tipo 2. Foram registrados alguns efeitos nocivos nos rins, mas os médicos garantem que os males podem ser evitados com a redução da dose administrada.

Fonte da  imagem
2 comentários

Postagens mais visitadas