Iogurte enriquecido com vitamina D melhora os níveis de colesterol

O consumo regular de iogurte enriquecido com vitamina D melhora os níveis de colesterol e os marcadores de disfunção endotelial, precursores da doença cardíaca, nos pacientes com diabetes, dá conta um estudo publicado no “BMC Medicine”.

Os indivíduos diabéticos têm um maior risco de sofrer de doenças cardíacas. Por outro lado, a quantidade de vitamina D afecta o revestimento interno dos vasos sanguíneos (células endoteliais), podendo conduzir a aterosclerose e à doença cardiovascular.

Investigadores da Universidade de Teerão, no Irão, analisaram o efeito da vitamina D no índice glicémico, nível de colesterol e biomarcadores endoteliais. Os pacientes consumiram, duas vezes por dia, um iogurte líquido ou a mesma bebida enriquecida com vitamina D durante 12 semanas.
 
O estudo apurou que os pacientes que tinham consumido iogurte com vitamina D apresentavam níveis mais baixos de colesterol total e de  LDL e níveis aumentados de colesterol HDL. Todas as melhorias nos níveis de colesterol parecem ser devidas à redução da resistência à insulina, refere, em comunicado enviado à imprensa, Tirang R Neyestani, um dos autores do estudo.
 
Fonte
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas