A NUTRICIONISTA NA COZINHA #4

A receita de hoje é de peixe e foi inspirada num livro de receitas de cozinha italiana. O peixe é mais saudável do que a carne porque, de um modo geral, a sua digestão é mais fácil e porque a sua gordura é rica em ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa. Os mais novos cá de casa reclamam quase todas as vezes que lhes apresento peixe para a refeição porque o peixe precisa de mais "mão de obra." A melhor maneira de dar a volta a esta situação é apresentar-lhes pratos de peixe já sem espinhas. É o caso desta receita de risotto de peixe com camarão que partilho hoje.

RISOTTO de PEIXE, CAMARÃO e LEGUMES (receita para 4 pessoas)

Ingredientes
150 mL de vinho branco
4 postas de raia
200 g de miolo de camarão (pode ser congelado)
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Legumes variados (cenoura baby, cogumelos, alho francês,...)
1 folha de louro
4 chávenas (de café) de arroz para risotto
água a ferver
sal e pimenta

Coza a raia em água temperada com sal e pimenta durante cerca de 8 a 10 minutos. Com uma escumadeira tire a raia, escolha as espinhas. Guarde a água de cozedura.  Aqueça o vinho num pequeno tacho e quando estiver a ferver adicione os camarões e deixe cozer durante dois minutos. Retire os camarões para junto do peixe e reserve.


Num tacho grande aqueça o azeite com a cebola e o alho. Quando a cebola começar a ficar transparente adicione os legumes e uma pitada de sal.  Tape a panela e deixe-os cozer um pouco. Adicione o arroz para risotto lavado, a folha de louro e mexa.
Deite o que sobrou do vinho de cozer os camarões mexendo sempre. Quando o vinho desaparecer adicione gradualmente a água de cozer a raia, uma concha de cada vez, não parando de mexer. Quando este desaparecer utilize água a ferver do mesmo modo, deixando cozer, mexendo durante cerca de 15 minutos até o arroz ficar cremoso. Acerte o sal e a pimenta.
Junte a raia e os camarões e envolva tudo. Desligue o disco e reserve durante dois minutos. 

Enfeite com salsa. O rizotto está pronto a ser servido. Bom apetite!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas