A Nutricionista na Cozinha #3


A receita de hoje é de legumes. Trata-se de uma forma de cozinhar couve coração que fica bem tanto para acompanhar peixe, como carne. Dá imenso jeito no Inverno, porque não apetecem tanto as saladas e, como sabem, devemos ter verdes diariamente no prato. Este modo de cozinhar a couve deixa-a um pouco crocante, que é meio caminho para agradar aos mais novos. Reveja este assunto aqui .

COUVE CORAÇÃO SALTEADA
Ingredientes
A escolha dos ingredientes é importante. Faço a maioria das minhas compras no Pingo Doce (PD) utilizando muitos produtos de marca branca por serem de boa qualidade e mais baratos

1 couve coração
Azeite (compro habitualmente o Virgem Extra Gourmet Pingo Doce)
três dentes de alho
água
sal (só uso sal marinho e o que gasto neste momento é do Algarve, marca Marnoto)


Preparação
Corta-se a couve como para caldo verde grosseiro. Põe-se o tacho ao lume, para cozer a couve, com cerca de 20 cl (1 copo)de água e uma pitada de sal.
Quando a água entrar em ebulição introduzir a couve no tacho, não precisando de ficar coberta pela água (ver imagem abaixo). Aliás, quanto menos água se utilizar para cozer qualquer legume, menores são as perdas de minerais e vitaminas para a água. Colocar a tampa no tacho e deixar cozer, vigiando o nível da água, cerca de 14 minutos.
Depois de cozida, tira-se do lume e escorre-se a água que se pode guardar num tupperwere no frigorífico e utilizar mais tarde na confecção de outro prato (sopa, arroz, ou risotto, por exemplo). Partem-se os alhos, depois de terem levado um murro, para as bolsas que contêm o seu aroma rebentarem, e colocam-se no azeite que já está ao lume deixando ferver ligeiramente para não queimar.

Os alhos devem ficar a ferver no azeite apenas o tempo suficiente para lhe passarem o seu aroma.
Junta-se a couve cozida e salteia-se durante uns minutos. A couve está pronta para acompanhar uma posta de salmão grelhado temperado com sal, limão e salsa picada. 
Foi o meu jantar de ontem. Experimentem! E já sabem, se tiverem comido um prato de sopa antes, não sentirão falta da batata a acompanhar o salmão.

1 comentário

Postagens mais visitadas