III Ciclo de Cinema e Alimentaçã​o

Informação recebida da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN):

A APN junta-se novamente à Medeia Filmes, para mais um Ciclo de Cinema e Alimentação.
Teatro do Campo Alegre
9, 16, 23 e 30 de Novembro 21h30
3,5€/bilhete

Durante 4 semanas, será possível (re)ver alguns filmes que raramente passam no cinema e debater os temas neles abordados por especialistas dessa área, meditando-se sobre o actual papel da alimentação na sociedade portuguesa.

SINOPSES

9 de Novembro
Ruggles of Red Gap (O estravagante Sr. Ruggles), de Leo McCarey / 1935
Um clássico!Ruggles, mordomo de Lord Burnstead, está a passear em Paris em 1908, junto com o patrão. Lá também se encontram o rude fazendeiro americano Egbert Floud e sua esposa Effie, que tem pretensões de ascender socialmente. Num jogo de póquer, Egbert "ganha" Ruggles e, para horror deste, leva-o para a cidadezinha de Red Gap, no Oeste Selvagem. Effie apresenta-o como um aristocrata inglês e Ruggles acaba por se tornar uma celebridade. Ele torna-se amigo da viúva Judson, graças aos seus conhecimentos culinários, porém levanta as suspeitas de Charles Belknap-Jackson. Com o tempo, Ruggles aprende as delícias da democracia americana, da independência e do empreendedorismo, até abrir um restaurante.

16 de Novembro
Aprés Vous (Faça Favor...), de Pierre Salvadori / 2003
Antoine é chefe de mesa num restaurante em Paris. Ao voltar para casa uma noite, salva Louis do suicídio e faz tudo para que ele volte a gostar de viver. Com um estranho sentimento de culpa por ter salvo a vida deste pobre homem, Antoine faz tudo para melhorar a sua vida. Arranja um trabalho a Louis, e pouco a pouco cresce uma amizade entre eles. Mas apesar dos esforços de Antoine, Louis não consegue deixar a sua obsessão: Blanche, o amor da sua vida e a mulher que o levou ao desespero. Antoine resolve então ir ao encontro dela sem o dizer ao seu novo amigo, mas nada corre como planeado.

23 de Novembro
Mondovino, de Jonathan Nossiter / 2004
Documentário sobre o vinho e tudo o que envolve a produção do mesmo O filme é uma investigação sobre o tema da globalização, tendo como principal personagem a indústria do vinho e a transformação das formas de produção no velho mundo, influenciadas pelo mercado americano.Como representante da mudança, o filme apresenta o enólogo e consultor Michel Rolland, um dos mais requisitados da Europa, que entre gargalhadas, cigarrilhas e telefonemas, aconselha os produtores a micro-oxigenar o vinho, entre outras manipulações, garantindo um paladar homogéneo e pronto a atender o grande mercado.


30 de Novembro
Io Sono L'Amore (Eu sou o Amor), de Luca Guadagnino / 2009
Emma, a matriarca de uma abastada família milanesa, vive num mundo cuidadosamente ordenado onde dominam os seus deveres para com o marido e os filhos. Mas um encontro casual desperta paixões há muito reprimidas, transportando-a para uma viagem que mudará a sua vida.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas