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Propriedades nutritivas e medicinais da água de coco

                                             Recém chegada do Brasil, onde provei a famosa água de coco, resolvi investigar as suas propriedades nutritivas e medicinais. Eis o que descobri: 

A água de coco é refrescante e naturalmente livre de contaminações. De sabor agradável, é nutritiva e tem poucas calorias, cerca de 20 por 100mL. É constituída por 93% de água, 5% de açúcares, vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais. É mais rica em potássio e sódio, mas também contém cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre. Livre de gordura, tem altos poderes hidratante, de reposição de electrólitos e regulador das funções intestinais. A composição da água de coco varia com o estado de maturação do fruto e com a composição do solo onde o coqueiro está implantado.

É excelente para matar a sede e para hidratar podendo ser utilizada no tratamento de diarreias e como bebida desportiva. É útil para pessoas que estão em tratamento de quimioterapia, já que ajuda a repor os minerais perdidos.Estão descritos ainda efeitos de proteção do fígado, de combate ao stresse oxidativo e de inibição do aparecimento de células cancerosas. Supõe-se ainda que esta possa apresentar ação indireta na prevenção do enfarte do miocárdio. Por fim, devido à capacidade diurética este alimento tem sido testado no tratamento de pedras nos rins.

Fonte
Escrito a partir do texto de Renata Trommer "Propriedades nutricionais da água-de-coco".
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
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2 dentes de alho
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

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