A Nutricionista na Cozinha #1

A cozinha é um sítio onde gosto de estar. Não sou uma profissional de culinária, mas, como a maioria das mães, confecciono diariamente as refeições para a família e cozinho relativamente bem qualquer prato desde que pouco elaborado. Como nutricionista escolho cuidadosamente os ingredientes para preparar as refeições familiares. De um modo geral, adapto receitas para lhes reduzir o teor de gordura ou mudar o tipo desta e, no caso dos doces, também o  teor de açúcar de modo a que o valor calórico da refeição fique menor. Nesta rubrica passo a partilhar não só as receitas que  cozinho mas também alguns dos alimentos que levo para casa. Aparecerão maioritariamente pratos de peixe, de legumes, de sopas, mas também algumas sobremesas que preparo só nos dias de festa, tudo isto segundo as regras da melhor alimentação para a saúde. Com  o aumento do preço dos alimentos, passar mais tempo na cozinha pode resultar não só em poupança, mas também e sobretudo em alimentação mais saudável. Eu já comecei e estou a tomar o gosto. Espero que gostem e aproveitem bem a nova rubrica: "A Nutricionista na Cozinha".

BACALHAU COM LEGUMES À BRÁS para quatro pessoas
(este prato de bacalhau foi inspirado nos legumes à brás da cozinha vegetariana)


1 posta de bacalhau
azeite q. b.
uma cebola grande
duas courgetes
meia couve lombarda
pimenta
azeitonas e salsa picada para decorar



Parte-se a cebola grosseiramente e coloca-se numa frigideira com azeite. Desfia-se o bacalhau depois de bem demolhado em cru. Quando a cebola começar a alourar adiciona-se o bacalhau e deixa-se cozinhar durante uns minutos.


Entretanto partem-se as courgetes e a couve lombarda em juliana, adicionam-se ao bacalhau e deixa-se cozinhar de oito a dez minutos.


Por fim batem-se três ovos aos quais se adiciona pimenta em pó (opcional). Envolve-se tudo com os ovos e tira-se do lume.

Coloca-se numa travessa, decora-se com azeitonas, salsa picada e está pronto a servir.


Iniciámos a refeição com uma sopa de legumes e comemos o bacalhau com legumes à brás que estava óptimo, com menos de metade das calorias do tradicional à base de batatas fritas.


Nota: outros legumes podem ser adicionados como cenoura, pimento ou alho francês desde que seja do gosto da família. O prato ficará nutricionalmente mais rico.
1 comentário

Postagens mais visitadas