Dia do Nutricionista


Hoje, dia 31 de Agosto, comemora-se no Brasil o dia do Nutricionista, por ser nesta data que, em 1949, foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN). Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, actualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
  
No sítio da Associação Portuguesa dos Nutricionistas pode ler-se: "o nutricionista é o profissional de saúde que desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, em indivíduos ou grupos, na comunidade ou em instituições, incluindo a avaliação do estado nutricional, tendo por objectivo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com as respectivas regras científicas e técnicas.
É um profissional de formação universitária e detentor da Licenciatura em Ciências da Nutrição."

No Brasil como em Portugal e em todo o mundo, a ciência da nutrição evoluiu muito nas últimas décadas e hoje sabe-se que a alimentação tem uma influência decisiva na prevenção e controlo das doenças crónicas. Deixo aqui algumas boas razões para consultar um nutricionista:
  • Trabalhamos para a promoção da saúde e do bem-estar através de um acompanhamento pessoal especializado fazendo reeducação alimentar.
  • Ajudamos a escolher o melhor regime alimentar para cada individuo.
  • Acompanhamos cada individuo com a vantagem de proporcionar o "coaching" sem o qual as resoluções pessoais têm pequena probabilidade de êxito.
  • Ajudamos a perder ou ganhar peso, a controlar o colesterol, a glicose ou outras doenças e situações que exigem uma mudança na alimentação
  • As revistas ou livros contêm regras gerais, mas as pessoas têm idades, constituições físicas, hábitos alimentares e estilos de vida diferentes. Só um(a) nutricionista tem formação e experiência necessárias para efectuar um diagnóstico e um tratamento específico para cada pessoa. 
  • Só um(a) nutricionista pode seguir a evolução dos efeitos do regime, adaptando-o para ter o melhor resultado, reforçando a vontade de quem o segue. 
    Consulte um nutricionista pois ele poderá fazer muito pela sua saúde e bem-estar.
    1 comentário

    Postagens mais visitadas