quarta-feira, 31 de agosto de 2011

HUMOR: EVOLUÇÃO


Dia do Nutricionista


Hoje, dia 31 de Agosto, comemora-se no Brasil o dia do Nutricionista, por ser nesta data que, em 1949, foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN). Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, actualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
  
No sítio da Associação Portuguesa dos Nutricionistas pode ler-se: "o nutricionista é o profissional de saúde que desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, em indivíduos ou grupos, na comunidade ou em instituições, incluindo a avaliação do estado nutricional, tendo por objectivo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com as respectivas regras científicas e técnicas.
É um profissional de formação universitária e detentor da Licenciatura em Ciências da Nutrição."

No Brasil como em Portugal e em todo o mundo, a ciência da nutrição evoluiu muito nas últimas décadas e hoje sabe-se que a alimentação tem uma influência decisiva na prevenção e controlo das doenças crónicas. Deixo aqui algumas boas razões para consultar um nutricionista:
  • Trabalhamos para a promoção da saúde e do bem-estar através de um acompanhamento pessoal especializado fazendo reeducação alimentar.
  • Ajudamos a escolher o melhor regime alimentar para cada individuo.
  • Acompanhamos cada individuo com a vantagem de proporcionar o "coaching" sem o qual as resoluções pessoais têm pequena probabilidade de êxito.
  • Ajudamos a perder ou ganhar peso, a controlar o colesterol, a glicose ou outras doenças e situações que exigem uma mudança na alimentação
  • As revistas ou livros contêm regras gerais, mas as pessoas têm idades, constituições físicas, hábitos alimentares e estilos de vida diferentes. Só um(a) nutricionista tem formação e experiência necessárias para efectuar um diagnóstico e um tratamento específico para cada pessoa. 
  • Só um(a) nutricionista pode seguir a evolução dos efeitos do regime, adaptando-o para ter o melhor resultado, reforçando a vontade de quem o segue. 
    Consulte um nutricionista pois ele poderá fazer muito pela sua saúde e bem-estar.

    segunda-feira, 29 de agosto de 2011

    Óleo de coentros arma "verde" contra superbactérias

    De acordo com um estudo realizado por investigadores portugueses da Universidade da Beira Interior, publicado no Journal of Medical Microbiology, o óleo de coentros tem propriedades antibióticas capazes de tratar infecções e intoxicações alimentares. O óleo extraído das sementes do coentro, Coriandrum sativum L., pode ser uma alternativa viável aos antibióticos contra o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (na sigla em inglês MRSA) uma superbactéria, muito resistente a fármacos, que pode causar infecções da pele, ossos, articulações e pneumonia.

    Os investigadores testaram o efeito do óleo de coentros em doze estirpes de bactérias, entre elas a Escherichia coli, a Salmonella enterica, o Bacillus cereus e o MRSA. Das estirpes testadas, todas mostraram uma redução do crescimento e a maioria foi eliminada por soluções contendo 1,6%, ou menos, de óleo de coentros. Fernanda Domingues, responsável pela investigação, explica que o estudo dá também a conhecer os mecanismos envolvidos que não eram conhecidos até agora: "os resultados indicam que o óleo de coentros danifica a membrana que envolve a célula bacteriana interrompendo a barreira entre a célula e o meio ambiente. Isto provoca a inibição de processos vitais como a respiração, o que acaba por conduzir a bactéria à morte ", explica a investigadora.

    "O óleo de coentro poderia ajudar milhões de pessoas que a cada ano são afectadas por infecções alimentares de origem bacteriana. Este remédio natural pode tornar-se uma alternativa viável aos antibióticos comuns e podemos também prever a utilização de óleo de coentro em loções para o corpo, anti-sépticos orais e até mesmo comprimidos para combater infecções bacterianas multiresistentes que de outra forma não podem ser tratadas ", concluiu Fernanda Domingues.




    sábado, 27 de agosto de 2011

    Estou no Rio


    Estou no Rio há uma semana, mas "estou voltando". Apesar dos oito mil quilómetros que me separam de casa tive, o tempo todo que durou a minha estadia aqui, a óptima sensação de continuar em casa. Dei comigo a pensar que o motivo não podia ser só pela partilha da língua portuguesa. É sobretudo pelo carinho, simpatia, hospitalidade e boa disposição com que os brasileiros nos recebem aqui, na sua terra. Percebi, em conversas, que muitos são descendentes ou têm familiares portugueses e fiquei orgulhosa. Ainda não parti, mas já sinto saudades da paisagem, da comida carioca, baiana ou mineira, da água de coco, do calçadão das praias de Copacabana e Ipanema, dos saborosíssimos "sucos" de fruta tropical à venda nos botecos a cada esquina, da jabuticaba, um fruto que nasce no tronco de uma árvore e só há aqui no Brasil, do chorinho tocado no botequim de esquina e do saxofone tocado na rua, dos temerários surfistas, dos vendedores de rua, das feiras populares, dos shoppings ultrachiques do Leblon ou da Barra... Levo o Brasil no coração e uma enorme vontade de voltar porque o Rio é mesmo como diz a canção "uma cidade abençoada por Deus e bonita por Natureza".

    sexta-feira, 19 de agosto de 2011

    Algumas regras de nutrição para futebolistas


    Como tenho colaborado, na área da nutrição, com a equipa de futebol profissional da Académica (AAC OAF) partilho, com os leitores do blogue, algumas regras de alimentação e nutrição que transmiti aos jogadores e equipa técnica neste início de época tal como o fiz noutros anos (desejo que tenham um excelente resultado este ano!):
    Uma boa nutrição, por si só, não faz campeões, mas faz toda a diferença na performance e robustez física do jogador, na resistência física e na prevenção de lesões. A alimentação deve assegurar um correcto armazenamento de energia muscular sob a forma de glicogénio para retardar a fadiga e deve promover a hipertrofia muscular. Deve ser adequada ao esforço físico intenso a que estão sujeitos de modo a assegurar as melhores saúde e composição corporal dos atletas. É fácil perceber que qualquer quilo de massa gorda em excesso prejudica o desempenho porque limita a velocidade, o tempo de arranque, a elasticidade, a capacidade de impulsão, a resistência e a concentração do jogador, fazendo ainda aumentar a probabilidade de contrair lesões. Mas vamos à:
    Regras de Nutrição para Futebolistas:
    • Nunca treine em jejum, ou com intervalo maior de quatro horas entre a última refeição e o treino. Uma hora antes pode fazer um pequeno lanche constituído por um copo de sumo de fruta e algumas bolachas maria ou de água e sal, mas se houver tempo suficiente para a digestão, faça o seu lanche habitual.
    • Evite alimentos gordurosos na refeição que antecede o treino, como por exemplo fritos, carnes gordas, enchidos, molhos, maionese, natas, queijos e presunto.
    • Evite muitas fibras antes do treino, como por exemplo refeições à base de frutas, verduras e cereais integrais.
    • Hidrate-se sempre. O corpo só pede água quando ela já acabou. A sede é sinal de desidratação. Tome sempre aos poucos e ao longo do dia.
    • Leve sempre água para o treino, deixe por perto um pouco de água pura. Devem beber no mínimo 300 ml de água por treino.
    • As bebidas isotónicas são repositoras, por isto, são indicadas após os treinos e competições para repor as perdas de sais minerais e líquidos. Tornam-se mesmo indispensáveis em dias de muito calor porque as perdas de água e electrólitos estão muito aumentadas.  
    • Reponha os gastos musculares. Após treinos fortes, prefira alimentos à base de hidratos de carbono, como massas, arroz, batatas, feijão, pão, bolachas, bananas,... para repor o glicogénio dos músculos.Mantenha o equilíbrio energético. O excesso de peso corporal proveniente de gordura corporal, pode ser por ingestão aumentada de calorias desnecessárias ou má distribuição entre as gorduras, hidratos de carbono e proteínas.
    • Controle o peso frequentemente. A perda de peso rápida pode ser à custa de desidratação e consequentemente, perda de massa muscular. Se está a seguir o plano de perda de peso, certifique-se que houve perda eficiente da gordura corporal. O objectivo de massa gorda corporal deve ser igual ou inferior a 10%. 
    • Não consuma suplementos sem indicação médica. Muitos deles são considerados medicamentos, por legislação, e portanto podem trazer riscos à saúde, se usados inadequadamente.

    Mesmo aqueles atletas que são amadoras mas que exercm esforços físicos intensivos têm toda a vantagem em seguir estas regras. Bons jogos parav todos!

    quinta-feira, 18 de agosto de 2011

    Cafeína protege contra o cancro da pele

    De acordo com um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), a cafeína parece proteger a pele, a nível molecular, contra alguns tipos de cancro provocados pela radiação ultravioleta do sol. O efeito protector da cafeína contra os raios ultravioletas, já documentados noutros estudos, devem-se provavelmente à inibição da proteína ATR durante a fase pré-cancerosa.

    Os cientistas sugerem que a aplicação tópica de cafeína na pele possa ser útil na prevenção de tumores, com o benefício adicional de absorver a luz ultravioleta directamente, actuando, como um protector solar.

    quarta-feira, 17 de agosto de 2011

    HUMOR : A CIÊNCIA DA FAST FOOD


    Andar na praia


    Quem está na praia, em vez de ficar o dia todo a apanhar sol, não se esqueça por favor de fazer a sua caminhada à beira-mar....

    Quinze minutos de exercício por dia podem dar três anos de vida

    O título, que chama a atenção como devem fazer os bons títulos, é do jornal Público. Mas a base da notícia é científica, um artigo da revista Lancet. Ler quinze-minutos-de-exercicio-por-dia-podem-dar-tres-anos-de-vida_ . Ainda no mesmo jornal, vale a pena ler notícia sobre a origem da longevidade.

    quarta-feira, 3 de agosto de 2011

    Boas férias, até já...

    E agora, que o tempo melhorou, vou uns dias até à praia... Volto em breve! Desejo a todas as leitoras e leitores que as tiverem uma retemperadoras férias. Não se esqueçam que agora, com menos stress, há tempo para uma alimentação regrada e para o exercício físico regular. O que eu recomendo é o que eu própria vou procurar fazer.

    FEIRA DO LIVRO NA BERTRAND NO FORUM COIMBRA

    No próximo sábado, pelas 16 horas, estarei na Feira do Livro da Livraria Bertrand, no Forum Coimbra, para falar sobre alimentação saudável e assinar o meu livro "Emagrecer É..." (Gradiva).

    HUMOR: A FOME E A CRISE

    - Tenho fome.
    - Tenha paciência. Dei tudo aos bancos...

    HUMOR: FOME NOS PAÍSES RICOS


    Grandes novidades, malta! O Ministério da Agricultura diz que já não há fome, mas sim "insegurança alimentar"!

    HUMOR: FOME NO MUNDO

    A Fome no Corno de África

                                        Criança desnutrida recebe atendimento em posto médico da capital Mogadíscio: em algumas regiões, metade da população sofre de desnutrição. (Farah Abdi Warsameh/AP)

    O mundo continua muito desigual. Enquanto em certas partes do mundo há abundância e desperdício noutras há deficiência e fome. Têm chegado pelos jornais e televisões notícias de situações de desnutrição no chamado "corno de África". E penso sempre: não poderemos fazer mais do que fazemos para ajudar essa gente em gritante necessidade, algumas delas crianças como a da figura?