Pular para o conteúdo principal

A vitamina C é indispensável ao funcionamento das células nervosas do olho

As células nervosas do olho precisam de vitamina C para funcionarem correctamente. Esta descoberta surpreendente  foi realizada por cientistas da Oregon Health & Science University, publicada no The Journal of Neuroscience e pode significar que a vitamina C é indispensável não só para o funcionamento do olho como de outras partes do cérebro. 
"Descobrimos que as células da retina precisam ser ‘banhadas’ em doses relativamente altas de vitamina C, por dentro e por fora, para funcionarem adequadamente", diz Henrique von Gersdorff co-autor do estudo. Como a retina faz parte do sistema nervoso central, é previsível que a vitamina C tenha igualmente um papel decisivo no funcionamento de todo o cérebro.

As células nervosas possuem receptores específicos para o ácido gama-aminobutírico (GABA), o principal neurotransmissor inibidor do sistema nervoso central dos mamíferos. Os cientistas descobriram que os receptores GABA das células da retina pararam de funcionar adequadamente quando a vitamina C era removida. "Como as células da retina são uma espécie de célula cerebral muito acessível, é provável que os receptores GABA de outras partes do cérebro também precisem de vitamina C para funcionar adequadamente", diz von Gersdorff.  Uma vez que a vitamina C é um importante antioxidante natural, pode ser que ela preserve de forma essencial os receptores e as células de uma decomposição prematura.

A função exacta da vitamina C no cérebro ainda não é bem compreendida pela ciência. Quando o corpo humano sofre privação de vitamina C, esta fica no cérebro por mais tempo do que em qualquer outra parte do corpo.

A descoberta da equipe americana pode ainda fornecer pistas para melhor se conhecer o escorbuto, uma doença causada por carência grave de vitamina C, que tem como um dos sintomas a depressão. Será a depressão o resultado da falta de vitamina C no cérebro?
Há ainda uma possível relação entre a deficiência de vitamina C e outras doenças neurológicas, como glaucoma e epilepsia, duas condições causadas por disfunção de células nervosas que ficam excitadas em excesso, talvez porque os receptores GABA não estejam a funcionar adequadamente.

“Uma alimentação rica em vitamina C pode, muito provavelmente, ser neuroprotectora da retina, especialmente em pessoas propensas ao glaucoma, mas é preciso saber mais." concluiu von Gersdorff.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…