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Verão é a melhor época do ano para emagrecer

Partilho com os meus leitores as respostas que dei às perguntas colocadas pela jornalista Joana Martins e que resultaram no artgo intitulado "Verão é a melhor época do ano para emagrecer" publicado no Diário de Coimbra no sábado, 09 de Julho de 2011:

DC - Quais os principais cuidados a ter com a alimentação durante o Verão?

AC - No que toca a alimentação, devemos ter particular cuidado com duas coisas: uma é evitar a desidratação, que incide principalmente em crianças e idosos, e a outra é a conservação adequada dos alimentos frescos de modo a prevenir intoxicações alimentares.

DC - Saladas e frutas são uma boa opção? Porquê?

AC - No Verão há maior quantidade e variedade de legumes e frutas. Como digo no meu livro “Emagrecer é...” trata-se da melhor época do ano para emagrecer. Apesar de ser um tempo quente, não há desculpas para não se comer sopa, o melhor alimento para uma boa saúde. As sopas devem ser mais leves no Verão. O gaspacho é uma sopa fria feita com base em alimentos com muito poucas calorias como o pepino e o tomate. O almoço e o jantar podem ser saladas nutritivas, isto é saladas contendo, além de vegetais, peixe, carne (de preferência grelhada) ou ovos cozidos. As melhores sobremesas são fruta e gelatina porque, apesar de doces, não o são tanto como os pudins e os gelados.

DC - A ingestão de água é fundamental? Porquê?

AC - Com o tempo quente transpiramos mais. Devemos então beber mais água ou outra bebida desde que não contenha açúcar, edulcorantes ou álcool. Quem preferir pode beber chá frio ou sumo de fruta. Pode também comer frutas da época, por exemplo melancias (a que os ingleses chamam “watermelon”, melão de água), uvas, pêssegos ou ameixas, pois todas elas contêm água em grande percentagem. As crianças pequenas necessitam de mais atenção porque podemos não dar conta da sua sede e o mesmo acontece com os idosos. Não esquecer de dar água às pessoas destes grupos. A desidratação pode ser fatal!

DC - Quais os alimentos recomendados?

AC - A “Roda dos Alimentos” dá uma boa noção dos alimentos de que precisamos e das respectivas proporções adequadas a uma vida saudável. Lacticínios, cereais, frutas, legumes são essenciais assim, como por outro lado, alimentos fornecedores de proteínas como o peixe, a carne e os ovos. A alimentação saudável deve ser feita com alimentos naturais, que devem ser confeccionados de forma simples em casa.

DC - Quais os alimentos a evitar?

AC - No Verão, como aliás em qualquer época do ano, não são nada recomendados os fritos, os molhos, as maioneses, as natas, as carnes gordas, os enchidos, os bolos, os doces, os vários tipos de guloseimas e as bebidas cheias de açúcar a que a maioria das pessoas chama “sumos”, mas que de sumos têm muito pouco. Os gelados devem ser comidos com moderação, sendo os de água os melhores por não conterem gorduras. Deve-se sobretudo evitar comer e beber em excesso. Doenças crónicas como a obesidade e a diabetes são o resultado de excessos alimentares ao longo de anos, agravados por uma vida sedentária.
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