segunda-feira, 11 de julho de 2011

O MELÃO NÃO ENGORDA

Todos os anos nesta época do ano, a época do melão, muitos dos que me procuram na consulta têm a ideia errada de que o melão engorda. Resolvi então escrever sobre este assunto para contrariar o mito.

O melão é um fruto muito rico em água e com um sabor doce suave muito agradável. Existem inúmeras variedades com casca de diferentes cores e texturas e polpas que vão do branco esverdeado até à cor de salmão. Nutricionalmente, o melão contém quantidades interessantes de caroteno, vitaminas A, C e do complexo B, potássio e magnésio. Tem propriedades diuréticas e antihipertensoras devido ao seu teor de potássio.

Como a maioria das frutas desta época, o melão tem uma densidade energética muito baixa, isto é, um grande volume de alimento tem poucas calorias. De facto, 100 g de melão fornecem apenas cerca de 27 kcal. Supondo que um apreciador de melão come no seu lanche meio quilo deste fruto, apenas ingeriu cerca de 135 kcal, o que é muito pouco comparativamente com os lanches comuns de pão ou, pior, de cereais e leite. Podemos concluir que o melão não só não engorda ecomo até pode dar uma boa ajuda para emagrecer.

Para que não restem dúvidas, transcrevo alguns dos valores que correspondem aos macronutrientes que constam na Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge:

100 g de melão fornecem
27 kcal
91,8 g de água
0,6 g de proteínas
0,3 g de gorduras
5,7 g de hidratos de carbono
0,9 g de fibras

Nenhum comentário: