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O blog Comer Bem Até aos 100 é visto em quatro continentes

Hoje quando estava a ver as estatísticas do Google sobre as visitas do meu blogue tive uma boa surpresa. Para além de aumentar diariamente o número de visitantes, verifiquei que o blogue é visto em quatro continentes. Ainda há bem pouco tempo o blogue só tinha visitantes de Portugal, Brasil, Estados Unidos e  França. Hoje é visto por pessoas dos quatro países referidos e ainda de Angola, Moçambique, Argentina, Alemanha,  Reino Unido, Itália, Japão, Canadá e Alasca (EUA). As várias manchas verdes no mapa acima indicam os países dos visistantes do blogue. A tonalidade de verde mais carregada indica maior número de visitas. Dos cinco continentes só falta conquistar a Oceania.

Estes dados dão-me força para continuar um trabalho que iniciei há quatro anos com o mesmo objectivo de sempre: divulgar pelo maior número de pessoas possível informação útil, rigorosa e acessível sobre alimentos, nutrição e saúde.
O meu agradecimento a todos os visitantes. Aproveitem a visita e voltem sempre!

English version:

"Eating Well Up to 100..." blog, seen on four continents

Today when I was looking to the Google statistics about my blog i had a nice surprise. In addition to increasing the number of daily visitors, I noticed that the blog is seen in four continents. Quite recently the blog had visitors only from Portugal, Brazil, USA and little else. Today is read by people from those three countries plus Angola, Argentina, France, Germany, Switzerland, United Kingdom, Italy, Japan, Canada and Alaska (USA). The green spots on the world map (above), show the countries of the blog visitors. The shade of green indicates more loaded highest number of visits. Just win over Oceania.

This gives me more strength to continue the work started four years ago, that aims to reach as many people as possible useful , accurate and accessible information about food, nutrition and health.
Thank you all. Enjoy your stay and come back soon!
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
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Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
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Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…