Pular para o conteúdo principal

SOFRE DE SINDROME METABÓLICA? Veja aqui:



A Síndrome Metabólica (SM) ou Síndrome X, ou ainda Síndrome de Resistência à Insulina é a doença metabólica mais comum da actualidade e também a que tem maior responsabilidade na ocorrência de eventos cardiovasculares. Caracteriza-se pela associação, no mesmo indivíduo, de obesidade central e dois ou mais dos factores de risco seguintes: triglicerídeos aumentados, baixos níveis de colesterol – HDL, hipertensão arterial e hiperglicemia em jejum. Apesar das causas da SM serem complexas, sabe-se que esta patologia anda invariavelmente associada a uma dieta desequilibrada e a um estilo de vida sedentário.

O maior entrave para o estudo epidemiológico da SM e das suas complicações reside no facto de a sua definição ainda não ser unânime. Na tentativa de uniformizar os parâmetros que definem a SM, a International Diabetes Federation (IDF), propôs uma definição, resultado da fusão das três últimas da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Grupo Europeu de Estudo sobre Resistência à Insulina (EGIR) e do Adult Treatment Panel III (ATP III). Os novos critérios propostos para o diagnóstico da SM incluem:

-Obesidade central, definida como perímetro da cintura igual ou superior a 94 cm para homens e 80 cm para mulheres europeus, e alguns outros níveis com especificidade étnica para chineses, japoneses e sul-asiáticos;

-Trigliceridos, a partir de 150 mg/dl;

-Colesterol - HDL, menos de 40 mg/dl, em homens, e menos de 50 mg/dl, nas mulheres;

-Elevação da pressão arterial acima de 130/85mmHg;

-Hiperglicemia em jejum, definida como glicemia igual ou maior que 100mg/dl.

Uma vez que a obesidade central é a principal causa do desenvolvimento da SM, a melhor forma de reduzir todos os factores de risco descritos é a perda de gordura visceral. Um programa de perda de peso baseado na diminuição da ingestão calórica e aumento do exercício físico regular impõe-se nestas pessoas.

Se chegou à conclusão que sofre de Sindrome Metabólica, deve procurar um nutricionista, o profissional melhor habilitado para lhe prescrever o plano de alimentação e de actividade física mais indicado para si.
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…