Fumar na gravidez reduz os níveis do "bom" colesterol nas crianças

Fumar durante a gravidez reduz os níveis do "bom" colesterol (HDL- lipoproteína de alta densidade) nas crianças, segundo um estudo realizado por investigadores australianos e publicado no sítio da Internet do “European Heart Journal”.

O estudo mostrou que, aos oito anos, as crianças nascidas de mães que fumaram enquanto estavam grávidas tinham níveis de HDL de 1,3 milimol por litro, em comparação com os níveis mais normais de 1,5 registados nas crianças nascidas de mães que não fumaram.

Segundo David Celermajer, professor de cardiologia na Universidade de Sydney, Austrália, "os resultados sugerem que o tabagismo da mãe gera características negativas na saúde do feto, o que pode deixá-lo predisposto no futuro a enfartes do miocárdio e a acidente vascular cerebral". Estes efeitos parecem durar pelo menos oito anos e, segundo o cientista, provavelmente, muito mais tempo. Em comunicado o especialista acrescentou que "o risco de a criança sofrer de uma doença coronária é entre 10 a 15% superior que nas restantes crianças cujas mães não fumaram durante a gravidez, um valor que consideram estatisticamente significativo”.

Fonte

Postar um comentário

Postagens mais visitadas