Vantagens Nutricionais do Leite de Cabra

Alimento com muita tradição na história da alimentação humana, o leite de cabra, após uma queda acentuada no seu consumo no início do século XX, recupera agora o prestígio perdido. As suas propriedades dietéticas e nutricionais são realmente dignas de nota, e fazem dele um bom substituto do leite de vaca tradicional.

O leite de cabra é um alimento natural e hipoalergénico com uma composição nutricional mais parecida com o leite humano do que o leite de vaca. Contém menos caseína alfa (proteína) do que o leite de vaca e menos lactose, ambos nutrientes responsáveis pela maioria das alergias, intolerâncias e má digestão. A fracção lipídica (gordura) do leite de cabra é caracterizado por glóbulos de gordura de menor tamanho, facilitando a acção das lipases (enzimas que digerem as gorduras) e pelo seu elevado conteúdo de ácidos gordos de cadeia curta e média (butírico, cáprico, caprílico, capróico, láurico). Este tipo de ácidos gordos são directamente absorvidos na mucosa intestinal e de lá transportado para o fígado, sem passar pelo percurso típico de ácidos gordos com mais átomos de carbono. Circulam sob a forma de agregados de lipoproteínas de muito baixa densidade chamados quilomícrons. Por este motivo, embora sejam ácidos gordos saturados, não têm qualquer efeito negativo sobre o colesterol no organismo.

Um grupo de investigação da Universidade de Granada, Espanha, tem vindo a demonstrar as vantagens nutricionais do leite de cabra considerando-o um autêntico alimento funcional que deve ser promovido e consumido regularmente. De acordo com os investigadores, o consumo regular de leite de cabra em pessoas com anemia por deficiência de ferro leva à aceleração da sua recuperação, potenciando a utilização nutritiva de ferro e a regeneração da hemoglobina.

Este leite é também mais rico em cálcio e fósforo altamente biodisponíveis, isto é, o seu depósito na matriz orgânica do osso é favorecida. Apresenta também maior quantidade de zinco e selénio, micronutrientes bons para a defesa antioxidante e prevenção de doenças neurodegenerativas.

Sites Consultados
http://www.my-personaltrainer.it
http://www.alert-online.com

Imagem
http://www.my-personaltrainer.it
Postar um comentário

Postagens mais visitadas