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SUBIDA DOS PREÇOS DOS ALIMENTOS NO MUNDO

É sempre útil consultar o sítio da Agência das Nações Unidas par a Alimentação e a Agricultura, FAO, para saber como vai a situação dos alimentos no mundo. Há motivos para preocupação pois os preços subiram ao longo dos últimos dois anos (ver gráfico da esquerda). Nos primeiros meses deste ano parece haver alguma estabilidade, mas ainda não há sinais de descida como houve em 2008. Se se escalpelizar os alimentos pelos respectivos tipos, os motivos de preocupação redobram (ver gráfico em baixo à direita): o açúcar e os óleos e gorduras, cujos perigos para a saúde são bem conhecidos, têm vindo a baixar os preços nos últimos tempos, o que já não acontece com os cereais, que estão a subir, os lacticíneos e a carne, que se têm mais ou menos mantido.

Havendo ainda tanta situação de fome no mundo, situação agravada pelo aumento dos preços dos bens alimentares, a FAO tem vindo a chamar a atenção para as situações de desperdício, que nos países em desenvolvimento ocorrem na fase de pós-colheita e processamento e nos países mais desenvolvidos ao nível da venda e do consumidor, em nossas casas portanto. Só para dar uma ideia do desperdício de alimentos, que obviamente custam dinheiro, o Expresso informava na última edição, com base em dados da FAO, que na Europa e na América do Norte há um desperdício de alimentos 95-115 kg per capita e por ano, mais de 10% da produção de comestíveis nessas regiões que é de cerca de 900 kg per capita e por ano. A mensagem é clara: ganha cada um de nós e ganhamos todos se evitarmos o mais possível o desperdício de bens alimentares!
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
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sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…