SOPA PORTUGUESA: O MELHOR ALIMENTO FUNCIONAL DO MUNDO

O International Food Information Council (IFIC) define alimentos funcionais como "alimentos que proporcionam benefícios para a saúde para além da nutrição básica". Todos os alimentos são funcionais e têm valor nutritivo. Nos últimos dez anos foi adoptado o termo “alimentos funcionais” como sinónimo de “alimentos para a saúde” (foods for health). De facto, já foram identificados, principalmente nos alimentos vegetais, mais de cem mil compostos bioactivos com efeitos na saúde. É frequente ouvirmos falar dos compostos fenólicos das uvas ou dos frutos do bosque que possuem acção anti-cancro, da capsaicina da pimenta que ajuda a emagrecer, dos ácidos gordos ómega 3 do peixe que favorecem a saúde cardiovascular e por aí fora.

Mas vamos às razões que me levaram a eleger a sopa como o melhor alimento funcional. A sopa é um verdadeiro harmonizador metabólico porque é composta maioritariamente por nutrientes reguladores tais como água, fibras, vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e outros fitoquímicos. Tem ainda hidratos de carbono, gordura (a melhor é o azeite) e poderá ter proteínas vegetais se incluir leguminosas (feijão, grão, ervilhas ou lentilhas) ou proteínas animais se for sopa de peixe, por exemplo. Os nutrientes reguladores promovem o funcionamento do intestino, ajudam a controlar o apetite favorecendo a perda de peso e melhoram os valores do colesterol e triglicerídeos. Os doentes diabéticos controlam melhor a glicémia. O organismo funciona melhor quando comemos sopa!

Por outro lado, o facto de a sopa ser um alimento com baixa densidade energética, isto é, um grande volume de alimento com poucas calorias (lembro que um prato de sopa tem, em média, menos calorias do que um iogurte!) promove o emagrecimento e também a longevidade. Comer sopa diariamente no início das duas principais refeições permite restringir calorias sem sacrifício e está provado que a restrição calórica aumenta a longevidade uma vez que há diminuição dos radicais livres, dos marcadores inflamatórios e dos danos no DNA o que proporciona um envelhecimento celular mais lento. Apesar de o tempo ter aquecido e de o Verão estar à porta, não há desculpas para não comer sopa, o melhor alimento funcional do mundo.

As sopas de Verão devem ser mais leves e menos calóricas, não deixando por isso de ser agradáveis. Podem não se aquecer tanto como no Inverno e existem também as receitas de sopas frias à base de alimentos campeões de baixas calorias como o pepino (o famoso gaspacho).
Se as leitoras ou leitores estão a pensar na linha por causa do tempo de praia que se avizinha sugiro que sigam o plano alimentar "O Método de Eiras" que vem no livro da minha autoria "Emagrecer é..." (Gradiva, 2010), que inclui, obviamente, sopa ao almoço e ao jantar e que tem permitido os seus seguidores emagrecer, em média, três quilos por mês. São seis quilos até Julho que farão, concerteza, toda a diferença!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas