Descoberto o modo como a hortelã alivia dores intestinais nos casos de síndrome do cólon irritável

Investigadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriram o mecanismo pelo qual a hortelã-pimenta alivia as dores intestinais de que sofrem os doentes com síndrome do cólon irritável. A hortelã-pimenta actua directamente num canal específico anti-dor chamado TRPM8. Este canal é activado por temperaturas frias e agentes refrescantes, como o mentol e a icilina.

Stuart Brierley, um dos membros da equipa de investigadores, explica que "a síndrome do cólon irritável é um distúrbio gastrointestinal que causa dor abdominal, distensão abdominal, diarreia e/ou obstipação. Trata-se de uma condição debilitante que afecta diariamente muitas pessoas, especialmente mulheres. Estas têm duas vezes mais probabilidades de sofrer da doença.

Alguns consideram que os sintomas aparecem após o consumo de alimentos gordurosos e picantes, café e álcool, mas é mais complexo do que isso. Parece haver uma ligação definitiva entre a síndrome e um quadro antigo de gastroenterite, que deixa as terminações nervosas da dor num estado elevado, alterando os mecanismos da parede intestinal, resultando daí uma dor continua”.

Referência
- Andrea M. Harrington, Patrick A. Hughes, Christopher M. Martin, Jing Yang, Joel Castro, Nicole J. Isaacs, L. Ashley Blackshaw, e Stuart M. Brierley. A novel role for TRPM8 in visceral afferent function. Pain, 11/Abril/2011.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas