PARA EMAGRECER: SOPA COM OU SEM BATATA?

Transcrevo do meu livro "Emagrecer é...", Gradiva 2010, a resposta à pergunta que mais frequentemente me é colocada pelos utentes que recebo na consulta de nutrição clínica e alimentação:
Surge frequentemente, nas minhas consultas, a dúvida: é preciso fazer uma sopa especial sem batata? A resposta é não! Quando comemos, por exemplo, uma sopa de legumes que levou duas ou três batatas, a porção destas em cada prato de sopa é reduzida. Por outro lado, é comum substituir a batata por cenoura, chuchu, courgete, abóbora ou outros legumes igualmente ricos em hidratos de carbono. Então não há qualquer vantagem na troca, quando o objectivo é reduzir calorias. Qualquer sopa de legumes, com a base de batata, de feijão ou de grão-de-bico (estes dois últimos são particularmente bons para promover a saciedade uma vez que contêm proteínas), servirá quando o objectivo é perder peso. O valor calórico de um prato de sopa varia, mas ronda normalmente as 80-100 quilocalorias, podendo nalguns casos chegar a 150-200 quilocalorias, se levarem carne ou peixe. Isso é pouco, muito pouco, se o compararmos com o valor calórico do segundo prato que ultrapassa muitas vezes as 1000quilocalorias!
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