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OBESIDADE NO MUNDO DUPLICOU NOS ÚLTIMOS 30 ANOS

Segundo um estudo publicado na revista britânica The Lancet, em apenas trinta anos (entre 1980 e 2008), a prevalência da obesidade quase duplicou, atingindo cerca de 500 milhões de adultos, a maioria mulheres, no mundo inteiro. Dos países ricos, os Estados Unidos, com um Indice de Massa Corporal(IMC) médio 28,5, lideram o ranking mundial da obesidade, seguidos pela Nova Zelândia e Austrália. Inversamente, a população do Japão é a menos afectada pelo sobrepeso, com um IMC médio de 22 para os homens e 24 para as mulheres.

Caso único na Europa ocidental e raro no cenário mundial é o da Itália, onde o IMC das mulheres caiu nos últimos 28 anos. As suíças são as mulheres mais magras da Europa, seguidas pelas francesas e italianas, enquanto os europeus mais magros são os franceses.

Um dos coordenadores do estudo, o professor Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, afirmou que "o sobrepeso, a obesidade, a hipertensão e os niveis elevados de colesterol não são património apenas dos países ricos, afectam também os países pobres". O estudo recorda que o sobrepeso é resultado da má alimentação e da falta de exercício físico o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e algumas formas de cancro.
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
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Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…