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Colesterol elevado e hipertensão aumentam risco de declínio cognitivo

Post enviado pela nutricionista Dra Alexandra Mendes:

Segundo um estudo realizado pelos investigadores do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (INSERM), em Paris, França, os homens e as mulheres de meia-idade que sofrem de colesterol e pressão arterial elevados, além de terem maior risco de sofrer de doenças cardiovasculares, têm também um risco aumentado de desenvolver precocemente problemas cognitivos e de memória.

Num comunicado à imprensa, a autora do estudo, Sara Kaffashian, afirmou que este estudo, que irá ser apresentado no congresso anual da American Academy of Neurology, demonstra ainda como é que estes factores de risco podem contribuir para o declínio cognitivo ao longo de um período de dez anos.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.
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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

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Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…