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RESOLUÇÕES DE ANO NOVO


Revistas semanais como a "Visão" (sobre alimentos biológicos) ou a "Focus" (a propósito do novo livro de Michael Pollan, numa reportagem já publicada pela "Veja" brasileira) voltam nesta semana a trazer para tema de capa questões alimentares. Não admira que o façam porque os leitores se interessam por esse tema e porque, muitos deles adoptaram como resolução de Ano Novo precisamente emagrecer, passando portanto a tomar mais cuidado com aquilo que comem. Encontram-se aí, de facto, assim como nos livros, algumas regras úteis para emagrecer.

Mas, se me é permitida uma sugestão, em vez de "emagrecer", a resolução de Ano Novo deveria ser de um modo mais concreto: "consulte um(a) nutricionista". De facto, só um acompanhamento pessoal especializado pode ajudar a escolher o melhor regime alimentar para cada caso individual. E, além disso, esse acompanhamento tem a vantagem de proporcionar o "coaching", sem o qual as resoluções pessoais têm pequena probabilidade de êxito. As revistas ou livros contêm regras gerais. Mas as pessoas têm idades diferentes, constituições físicas diversas, hábitos alimentares variados e estilos de vida diferenciados. Só um(a) nutricionista tem formação e experiência necessárias para efectuar um diagnóstico e um tratamento específico para cada pessoa. E só um(a) nutricionista pode seguir a evolução dos resultados do regime, adaptando-o para ter o melhor efeito, e reforçando a vontade de quem o segue. É como diz o ditado:"a tenda quer-se com quem a entenda".
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

Então porque é que é que o leite com 0% lactose não é bom para diabéticos?

A lactose é um hidrato de carbono complexo (dissacárido) formada por duas moléculas de hidratos de carbono simples, a glicose e a galactose (monossacáridos). O leite com 0% lactose não tem, de facto lactose, mas tem os seus constituintes, a glicose e a galactose, que são açúcares simples que fazem subir a glicémia (glicose no sangue) mais facilmente. Quem prova este leite não tem dúvidas: ele é mais doce e foi por isso que o referido doente estranhou e me apareceu com o pacote de leite sem lactose na mão…

COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…