FONTE DA JUVENTUDE?


Uma equipa liderada por um cientista norte-americano com um apelido que soa a português, Ronald DePinho (na figura), professor na Harvard Medical School, publicou em final de Novembro na revista Nature um artigo que dá conta da possibilidade de rejuvenescer ratos por engenharia genética. Genes de ratos que tinham sido geneticamente alterados para envelhecerem mais rapidamente foram activados com sucesso para provocar o efeito contrário: o cérebro desenvolveu-se, a fertilidade voltou, e o pelo mudou de cor, entre outros sinais visíveis de inversão do envelhecimento. Os cientistas produziram nas cobaias a enzima telomerase que efectua reparações nos telómeros, as extremidades dos cromossomas cuja degradação está associada de perto aos fenómenos da velhice.

A translação deste processo para os seres humanos é mais que uma mera possibilidade teórica. Vai demorar, mas a investigação nesse sentido está a ser efectuada. Num recente talk-show televisão, o cientista, que também trabalha em cancro, não escondeu que o objectivo último do seu trabalho é o atraso do envelhecimento do homem: aqui.

Fonte: Telomerase reactivation reverses tissue degeneration in aged telomerase-deficient mice. Jaskelioff M, Muller FL, Paik JH, Thomas E, Jiang S, Adams AC, Sahin E, Kost-Alimova M, Protopopov A, Cadiñanos J, Horner JW, Maratos-Flier E, Depinho RA. Nature. 2010 Nov 28.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas