Excesso de Espinafres e Alface Pode ser Perigoso Para Crianças Com Menos de Três Anos


O consumo de espinafres e de alface em grandes quantidades pode ser perigoso para crianças até aos três anos, devido ao teor de nitratos, alerta a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). A presença de quantidades perigosas de nitratos nos chamados vegetais de folha só se verifica quando há ingestão de quantidades superiores a 200 gramas por dia. A perigosidade deve-se ao facto de, no corpo humano, o nitrato ser convertido em nitrito que, em quantidades elevadas, pode conduzir a metahemoglobinémia (doença que origina alterações da hemoglobina em que o transporte de oxigénio fica comprometido).

A EFSA recomenda ainda que as crianças que sofram de infecções gastrointestinais de origem bacteriana não comam espinafres, porque as bactérias aumentam a conversão de nitrato em nitrito. Há ainda duas situações que podem acelerar a conversão do nitrato em nitrito: o armazenamento de vegetais de folha já cozinhados à temperatura ambiente e por longos períodos. E ainda a sua trituração e transformação em puré.

O pediatra Libério Ribeiro ouvido pelo Diário de Notícias afasta, no entanto, a possibilidade grandes riscos, até porque "não é nada comum uma criança ingerir 200 gramas destes legumes por dia". E aconselha: "nas sopas devem ser misturados vários ingredientes".

Alexandra Bento, da Associação Portuguesa de Nutricionistas, também ressalva a necessidade de reforçar a ideia de uma alimentação diversificada: "Se se variar, nunca se corre este risco", afirma. "E comer 200 gramas de legumes é um exagero."

Fonte: http://dn.sapo.pt


Postar um comentário

Postagens mais visitadas