segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Propriedades Nutritivas e Medicinais da Cenoura


Quantas vezes nos disseram, quando éramos pequeninos, para comermos cenouras porque elas fazem os olhos bonitos? Não se trata de os olhos ficarem mais belos quando comemos cenouras, mas a visão é, sem dúvida, favorecida. A cenoura fornece uma boa quantidade de um nutriente, o caroteno, que ajuda a proteger a visão, principalmente a visão nocturna, e a reduzir o risco de doenças oculares relacionadas com a idade, como a degeneração macular e a catarata.

Propriedades Nutritivas

De acordo com a "Tabela da Composição de Alimentos" do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 100 g de cenoura fornecem, 4,4 g de carbohidratos, 0,6 g de proteína, 0 g de gordura, 41 mg de cálcio e 0,7 mg de ferro. As cenouras são ainda boas fontes de fibras e vitaminas B1, B2, B6, C, K, biotina. Quanto a minerais e a oligoelementos encontram-se na cenoura, quase sempre na forma dos seus respectivos sais, potássio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, níquel, cobre, iodo e manganês, salientando-se pela sua quantidade os sais de potássio e de fósforo.

Propriedades Medicinais

Como disse, a presença de uma quantidade elevada de caroteno, a provitamina A, na cenoura favorece a saúde ocular. O caroteno transforma-se no fígado em vitamina A. Tanto o caroteno como a vitamina A estão relacionados com a visão nocturna. A retina do olho consome continuamente matérias clorofílicas amarelo-vermelhas para a formação de um pigmento intensamente vermelho, a púrpura retiniana ou rodopsina. Este elemento é decisivamente importante para a capacidade visual do olho, a fim de se adaptar às condições de luminosidade em cada momento. O abundante consumo de cenouras aumenta essa capacidade de adaptação à luz. Pelo contrário, o baixo consumo de cenouras (ou de caroteno) diminui a capacidade de ver no escuro o que se designa habitualmente por "cegueira nocturna" ou "hemeralopia".

Por outro lado, vários estudos têm sugerido que a cenoura pode levar a reduzir o risco de doença cardíaca e de vários tipos de cancro.

A cenoura crua ou o seu sumo têm propriedades anti-sépticas, anti-parasitárias intestinais e revela-se eficaz no controlo da produção do suco gástrico, isto é reduz a acidez gástrica se for excessiva ou aumenta-a se for deficiente. A cenoura cozida ou em creme é utilizada no tratamento da diarreia.

Para terminar não podia deixar de referir a eficácia da cenoura no tratamento da tosse seca ou irritativa. Neste caso prepara-se um xarope numa taça de vidro, que pode ser dado até às crianças mais pequenas, à base de cenoura crua cortada às rodelas que se cobre com açúcar amarelo. Deixa-se umas horas e o xarope está pronto!

2 comentários:

Guidinha Pinto disse...

Bom Ano e obrigada pelo seu blogue tão informativo.
Um abraço.

Ana Carvalhas disse...

Cara Guidinha Pinto, obrigada pelas suas palavras. Desejo-lhe um Excelente Ano!

Ana Carvalhas