Mulheres que fazem exercício na juventude engordam menos no futuro


Manter altos níveis de actividade física até à idade adulta pode diminuir o ganho de peso na transição para a meia idade, particularmente nas mulheres. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo departamento de medicina da Universidade Northwestern, nos EUA. Os resultados obtidos a partir de entrevistas a 1800 mulheres e 1700 homens mostraram que as mulheres que se exercitaram com frequência moderada a intensa durante vinte anos tinham quase seis quilos a menos do que as que praticaram actividade física ligeira. Para os homens, em iguais circunstâncias, foram apenas 2,72 quilos a menos. Os cientistas consideraram actividade moderada a intensa um total 150 minutos por semana de exercícios como jogging, futebol, basquete, ginástica, trabalhos domésticos ou de construção.
"Todos beneficiam da actividade física intensa, mas fiquei surpreendida com as diferenças de género", disse Arlene Hankinson, autora do estudo. "A actividade física também é benéfica para os homens, mas a longo prazo o efeito é maior nas mulheres. Agora, elas devem ficar especialmente motivadas", disse.

O estudo, publicado na edição de Dezembro do Journal of American Medical Association, confirma que o exercício físico tem não só um impacto imediato na saúde, mas também duradouro.

Fonte
Arlene L. Hankinson, MD, MS; Martha L. Daviglus, MD, PhD; Claude Bouchard, PhD; Mercedes Carnethon, PhD; Cora E. Lewis, MD, MSPH; Pamela J. Schreiner, PhD; Kiang Liu, PhD; Stephen Sidney, MD, MPH. Maintaining a High Physical Activity Level Over 20 Years and Weight Gain, Journal of the American Medical Association, Dec. 2010.
1 comentário

Postagens mais visitadas