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SOPA E CASTANHAS

A castanha, de nome científico Castanea Sativa, é um fruto do Outono que tem uma composição nutricional muito próxima da dos cereais. Foi a base da alimentação dos portugueses até ao século XVIII, altura em que o milho e as batatas chegaram à Europa. É um fruto da família dos frutos gordos e amiláceos (noz, avelã, amêndoa, amendoim, etc) muito energético, chega a ter duas vezes mais amido do que a batata, possui alguma proteína e é particulamente rico em potássio. O seu teor em gordura é, no entanto, significativamente menor do que o dos outros frutos da mesma família.

As castanhas são habitualmente consumidas assadas ou cozidas, mas também existem numerosas utilizações culinárias. Podem servir de acompanhamento ao peixe ou à carne, usam-se em base de sopas e até são utilizadas para confeccionar sobremesas e bolos.

Para os apreciadores, nos quais me incluo, sabem sempre bem. Mas não há bela sem senão... Como referi, as castanhas são muito energéticas e ninguém consegue ficar só pela meia dúzia, que é o que equivale a um pão. Nos dias em que tiver castanhas assadas em sua casa, o jantar deverá ser "só" sopa e castanhas, para assim a leitora ou leitor poderem comê-las (um bocadinho) mais à vontade...
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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

Ontem para o jantar fiz couve lombarda salteada com bifinhos de peru grelhados.  É um prato super fácil de fazer que se prepara em 15 minutos.

INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados, temperados com pimenta, pouquíssimo sal, mas com muito sumo de limão. 

Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…