SOPA E CASTANHAS

A castanha, de nome científico Castanea Sativa, é um fruto do Outono que tem uma composição nutricional muito próxima da dos cereais. Foi a base da alimentação dos portugueses até ao século XVIII, altura em que o milho e as batatas chegaram à Europa. É um fruto da família dos frutos gordos e amiláceos (noz, avelã, amêndoa, amendoim, etc) muito energético, chega a ter duas vezes mais amido do que a batata, possui alguma proteína e é particulamente rico em potássio. O seu teor em gordura é, no entanto, significativamente menor do que o dos outros frutos da mesma família.

As castanhas são habitualmente consumidas assadas ou cozidas, mas também existem numerosas utilizações culinárias. Podem servir de acompanhamento ao peixe ou à carne, usam-se em base de sopas e até são utilizadas para confeccionar sobremesas e bolos.

Para os apreciadores, nos quais me incluo, sabem sempre bem. Mas não há bela sem senão... Como referi, as castanhas são muito energéticas e ninguém consegue ficar só pela meia dúzia, que é o que equivale a um pão. Nos dias em que tiver castanhas assadas em sua casa, o jantar deverá ser "só" sopa e castanhas, para assim a leitora ou leitor poderem comê-las (um bocadinho) mais à vontade...
Postar um comentário

Postagens mais visitadas