domingo, 21 de novembro de 2010

RECEITAS DA NUTRICIONISTA - receitas com poucas despesas

A pedido de várias famílias vou tentar pôr todos os fim-de-semana uma receita que obedeça aos seguintes requisitos: à base de ingredientes naturais,de fácil execução, pouco dispendiosa, nutricionalmente interessante e caloricamente pouco agressiva. Começo com uma sobremesa para adoçar a boca dos leitores. Mas prometo que não vão faltar receitas de sopas, de pratos de peixe e variadíssimas sugestões para preparar legumes e saladas, ou não fosse este blogue o "Comer bem até aos 100", certo?
A receita de hoje é de uma tarte de frutas que aprendi a fazer em Itália e que leva muito pouco açúcar. Faço-a sempre com frutas diferentes de acordo com a época. A que está na imagem foi a que fiz mais recentemente, aproveitando o baixo preço das mangas.

TARTE DE FRUTAS

Ingredientes para a massa
250 g farinha trigo
100 g manteiga de vaca (não confundir com margarina)
1 ovo inteiro
1 colher chá de fermento
Misturam-se todos os ingredientes formando uma massa. Forra-se a forma e leva-se ao forno cerca de 20 minutos.

Ingredientes para o recheio
300 ml de leite
3 gemas de ovo
2 colheres de sopa de farinha
3 a 4 colheres de sopa de açúcar (menos ou mais doce, ao gosto de cada um)

Pôr o leite a aquecer menos meio copo. Bater as gemas com o açúcar, incorporar a farinha peneirada alternando com o leite frio. Juntar o leite quente mexendo sempre. Aquecer até levantar fervura e engrossar. Deita-se na forma a cobrir a massa já cozida e enfeita-se com a fruta. Vai ao frigorífico

Frutas: meia manga, 5 kiwis, mirtilos, uvas brancas no centro. Podem escolher-se outras frutas como morangos, nectarinas (com casca e tudo porque ficam óptimas e causam bonito efeito), uvas, frutos do bosque, etc.

Sugestão:antes de levar a tarte ao frigorífico pode preparar-se uma gelatina própria para tartes e deitar por cima da fruta para não oxidar, deixando a tarte com óptimo aspecto. Na imagem o pacote da referida gelatina que comprei em Itália. Estou certa que também se encontra, nos nossos supermercados, algum produto similar.
Postar um comentário